Outras OPINIÕES


População civil ou servil?

Por Sonia Van Leeuwen



“Um país se faz com homens e livros”.
Monteiro Lobato

Com certeza, uma bela frase, de efeito e, bastante lembrada e citada nos últimos tempos. Mas...quem parou para pensar no quanto de profundidade Monteiro Lobato colocou nessa afirmação?

O hábito da leitura é um exercício de abertura da mente. Nos leva a viajar aos mais distantes lugares, conhecer culturas, apura e amplia nosso vocabulário e, principalmente, nos leva à formação da opinião subjetiva. Quem lê, interpreta, analisa, critica e forma opinião a respeito.

Assim, voltamos ao nosso país, onde a leitura é estimulada em poucas famílias e, sem continuidade alguma nas escolas. Nosso sistema educacional é todo baseado em superficialidades e nos leva a pensar: a quem isto é útil?

O Brasil é um país onde as pessoas se informam, basicamente, através de telejornais, a maioria com opiniões tendenciosas implícitas nas matérias. Nosso telespectador já recebe, ainda que de forma subliminar, a opinião pronta. E ele não tem o hábito de contestar, de cruzar e confrontar informações. Apenas assimila e repete como um papagaio, infelizmente.

Já descobriram a quem isto é providencialmente útil?

Um povo que não consegue formar opinião, é passivo e não contesta, sim, é a “galinha dos ovos de ouro” para os governos esquerdistas e totalitários. Povo alienado é facilmente manejável e aceita, passivamente, toda a sorte de absurdos que lhe são impostos. É o mesmo povo que vende ou troca seu voto por favores e, em locais de maior miséria, até por alimentos. Que país é esse? Onde vemos desmandos, descasos, políticos agindo deliberadamente em proveito próprio, utilizando o dinheiro público e criando cada vez mais impostos?

As coisas precisam mudar e é com urgência. Temos ao alcance da mão recursos e veículos de informação preciosos através da internet. Existem pessoas que mantém blogs informativos e contestadores, que nos trazem informações fora do eixo dos grandes veículos populares. Precisamos reaprender a ler e a tomar gosto pela informação.

Precisamos mudar nossa postura e atitude, porque unidos, somos maioria e temos uma força capaz de reverter qualquer medida totalitária imposta por nossos governantes.

“Um país se faz com homens e livros”. (Monteiro Lobato)
Pense nisso....