sexta-feira, 20 de maio de 2011

O que faz você aqui no Twitter ? PARTE II

Se ainda não leu a PARTE I clique para ler


Sua Página no Twitter

Se Pessoa física siga o padrão estético do avatar em acordo com sua Bio.
Se Pessoa Jurídica, logotipo ou logomarca
Se Profissional adote um padrão estético mais sóbrio, mais gráfico do que se fosse pessoal.
Se Profissional/Pessoal, isto exige muito equilíbrio gráfico.

Tanto a pessoa jurídica quanto as profissional pode ter sua conta individual, ou seja, de pessoa física, dissociada da conta primeira. Mesmo nestes casos há que haver um padrão de comportamento para evitar nódoa na imagem principal. Outra coisa importante, é fazer uma conta backup para situações emergenciais, como twitmo ou mesmo uma mais radical que é a tomada de senha.

Listando no Twitter

Tudo pronto com o seu perfil, definido que tipo de público você deseja e precisa, hora de nominar e definir suas listas no Twitter. Pelo perfil da conta, se profissional,  ela pode ir para uma lista ‘target’, por exemplo — neste caso sugerimos que seja lista fechada. Lista da “geral’ são para aqueles que interessam à leitura mais constante dos tuites. 'Fonte’ de notícias. E assim vai de acordo com seus critérios, lembrando que uma única conta pode constar de várias listas e assim evita que você abra trocentas listas e dificultando o acompanhamento dos tuites.

A desvantagem de deixar suas listas abertas são muitas e você descobrirá com o tempo. Mas não queira descobrir.


Hora de escolhas (para perfis pessoais)

Logo de início, escolha apenas as contas oficiais do Twitter. As mais importantes: @Safety @spam @support e alguns membros da equipe do Twitter.

Ainda que a sua expectativa em conseguir followers possa parecer angustiante você deve ter cautela. Se você não é um tonto maria-vai-com-as-outras se tem posições e alguma convicção não deve aceitar followers que sejam muito díspares ou totalmente opostos porque você vai ter que conviver com a leitura dos tuites deles.

A freqüência da leitura dos tuites que desagradam a você se torna uma coisa insuportável e chega até o ponto de se configurar como uma violência. Se você se submete só por não querer dar um unfollow e perder seguidor, cai naquela de masoquista. Por outro lado, suponha que seus tuites também são torturantes para o seguidor que nada tem a haver com você. Aí é sado-masô puro.


Antes de seguir:

1) Primeira coisa é a leitura da Bio e verificação do avatar. Se conseguir decifrar a Bio, o que duvidamos para os casos de ‘adivinhação’, okay. Outra saída mais direta é perguntar o motivo pelo qual ela deseja acompanhar você. É interessante e pedagógico dizer porque não dará seu follow. Explique seus motivos. Uma forma de praticar a honestidade simples e boa em toda e qualquer ocasião.

2) Corra para TL da conta e gaste o tempo que achar necessário para ler muito tuites sem se esquecer de ver com quem a pessoa troca tuites. Os followers do seu seguidor também contam na hora de dar o follow.

3) Vale a pena dedicar um bom tempo verificando todos, ou a maioria dos followers do seu seguidor bem como a susbstância dos tuites.

4) É importante que haja algum elemento de ligação entre você e seu follower. Futebol não ? Okay, evite os apaixonados por futebol que em dia de jogo acabarão com sua santa paciência. Porém, alguns podem valer o sacrifício, principalmente se você usa algum browse que permita utilizar filtro. Caso do TweetDeck. Em dias de jogos ponha todos os followers aficionados dentro do filtro, mas não se esqueça de retirá-los da jaulinha.

5) Você é do tipo carente ou simplesmente que gosta de demonstrações de afetos em público não terá dificuldades em encontrar followers brasileiros. Grande parte adora enviar beijos mis, doçurinhas de outros melados ao gosto do freguês. Perdem um tempão pulando as TL para dizer bom dia, boa noite, e todo tipo de cumprimento para encher lingüiça na falta de ter o que tuitar ou achando que é isto que mantém os followers. Follower brasileiro carente, pode ser, mas se for estrangeiro, não funciona assim.

└═─Lembrete─═┘

Se você é jovem terá dificuldade para seguir um adulto, ainda mais se o adulto for inteligente. Com certeza você o achará um ‘chato’. Ao passo que o adulto vai ter mais compreensão e paciência para ler os tuites de um jovem por mais descerebrado que ele seja.

Não se impressione com algumas Bios que indicam Doutorado nisto, Ph.D. naquilo, estudante de Medicina, Filosofia etc. Nada disto indica nível realmente intelectual e tuites  substanciais e podem não passar apenas de títulos para impressionar, mesmo que verdadeiros. Mantenha o critério de ler a TL uns vários dias para trás.


Se ainda não leu a PARTE I clique para ler

PARTE III em andamento.




terça-feira, 3 de maio de 2011

O que faz você aqui no Twitter ? PARTE I


Para lá de centenas, especialistas em redes sociais não conseguem chegar a uma conclusão sobre os exatos pontos que faz com que um seguidor ganhe um unfollow.  Mesmo nas tribos super política e culturalmente organizadas como as tribos americanas. A fartura de artigos analíticos chega a confundir de tantas que são as diferentes opiniões e receitas prontas. Assim considerando, também esta do DominioFeminino não será A análise, e passa longe de uma receita.

O que o Twitter não é

Já abordamos o assunto no Portal DominioFeminino, de forma branda. Agora, diante do explicitado pelo Kevin Thau, vice-presidente de negócios e de desenvolvimento corporativo do Twitter em evento da Nokia - Nokia World 2010, nessa terça-feira de Setembro/2010, dia 14 - durante o qual ele ratifica que a rede de microblogging  não é uma rede social. “O Twitter é para notícias. O Twitter é para conteúdo. O Twitter é para informação”, disse Kevin Thau. Prosseguir leitura

Se você deu com os costados no Twitter sem ter a menor idéia do que seja, bom saber o que O que o Twitter não é. (link) e se preparar para não fazer feio.

Perfil 

Um perfil é composto pelo avatar e pela Bio — resumo dos dados que o usuário considera importantes sobre si mesmo, bem como sua localização.

Consideraremos 3 tipos de perfis:

1) o pessoal, se pessoa física; 
2) o institucional, se pessoa jurídica;
3) o profissional

No entanto, pode-se considerar um 4º perfil mesclado que seria o perfil profissional com algum dado pessoal. No caso do perfil profissional, deve-se tomar muito cuidado e manter a ênfase nos dados profissionais.

O perfil de pessoa jurídica, assim, como o perfil profissional, dependendo da atividade, deve constar ou não em Inglês. Sendo área de abrangência internacional, sem dúvida os benefícios dos dados em Inglês serão exigidos para cumprir o propósito que é divulgar a atividade e ampliar o raio de ação.

Avatar


Dois excelentes perfis: Bio concisa e bom avatar.

O avatar por ser a fachada da sua empresa ou da residência requer tanto cuidado quanto sua Bio, o interior da fachada. Entende-se o avatar como a roupa com a qual você se apresenta e que nunca pode destoar da forma como você se descreve, a menos que seu perfil represente uma total ironia, mas nunca uma gracinha pueril porque no Twitter não há lugar para crianças e se assim for, considere-se na categoria dos ridículos, um peixe fora d’água.

O avatar pessoal pode ter imagem criativa, engraçada, cômica, patriótica, mimosa etc. Os militantes políticos, não necessariamente partidários, vão se identificar ou com avatar patriótico ou de protesto. Mas não somente esses. Há avatar de pura ironia dentre os que poderiam estar na categoria de mimosos e outros que encaram com fotografia. Avatar com fotografia verdadeira é o que realmente se pode considerar confiável se acompanhado de dados minimamente críveis. Ocorre que, a fotografia, é bom lembrar, não é vitrine de exibicionismo, a menos que o usuário seja modelo fotográfico e use a conta dentro da classificação de perfil profissional. 

Quando a fotografia faz tipo, seja qual tipo for, o usuário já tem meio caminho andado para ser rejeitado ou pouco apreciado. Mulheres adultas fazendo pose de adolescente romântica, nem pensar porque é ridículo demais, mesmo que isto não seja empecilho para receber follow. Há gosto para muitos desgostos. Quanto mais sóbria for a foto, tanto melhor. Por sóbria, entenda-se elegante.

Nos avatares dos brasileiros chega a ser enjoativo encontrar tantos do “fazer tipo”. Homens fotografados sem camisa bem no estilo orkut do fundo do quintal. Mulheres que se querem misteriosas e que escondem o rosto sob os cabelos, manjadíssimo. Diz-se sobre isto que são estilosas ( pejorativo para quem não tem  bom gosto ). Fotos de caras e bocas, tipo ‘eu sou sexy’. Pior é o avatar-foto tipo cachorrona.

Bio

Excelente Bio Profissional / Pessoal

Você faria um cartão social em branco ou um indicando seu signo, ou ainda com uma frase ridícula digna de merecer que você fosse trancado em um hospício? Bio de brasileiro no Twitter chega a ser deprimente. Sugerimos que você passe a cultivar o hábito de lê-las. Vai nos dar razão.

Se todos nós passarmos a cobrar informação daqueles que nos querem acompanhar prestaremos um grande serviço ao nosso mundo virtual. Só há pouco tempo foi que passamos a avisar por DM aos novos followers que ficam na porta esperando o follow sobre o motivo de não os acompanhar. Apenas um alterou a Bio para se explicar. Muitos, logo de cara, são bloqueado. 


A imagem acima remete ao título do Post. O que é que perfil igual a este faz no Twitter? Ele é ideal para o orkut. Este perfil não atrai bons seguidores e bons seguidores devem ser exigentes. Um perfil empresarial não tem a menor chance de avaliar o pontencial dele dentro do seu target e tão pouco perfis profissionais. Seguindo o perfil pessoal se pensarmos o que esta pessoa poderia acrescentar a você a resposta é: apenas aumentar o número de seguidores sem qualidade. Atente para os exageros do tweet e não é porque é jovem, é porque não tem nada na cabeça mesmo. Adultos, homens e mulheres, inúmeros, demonstram o mesmo comportamento que só polui sua timeline. Mais adiante falaremos sobre a importância da seleção de followers.

O que faz você aqui no Twitter ? PARTE I